quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Sociedade.com II (continuação)

Como havia prometido, a continuação do tema comparação com o passado, aqui estou eu para vos escrever mais um paragrafo, e aqui vai, estão preparados?

Hoje vou escrever sobre a escravatura e a que associada.

Escravatura, palavra feia ligada a más energias, normalmente quando nos referimos a ela è para identificarmos algo de muito injusto, verdade, é um sentimento quase generalizado, mas foi um comportamento que os homens adoptaram durante anos, ou melhor séculos, condenável sim, comparável não, não podemos comparar a sociedade de agora com a de então, costumo dizer quem nasce perto do Mar o mais natural é que um dia lance a rede, o que é que isso faz do que nasce na Lezíria? Isso mesmo, vão lá explicar a quem nasceu na altura, a quem foi educado assim que isso não era natural, se brancos escravizavam brancos, negros escravizavam negros, guerras tribais constantes onde o mais fraco era submetido a tamanha humilhação, a coisa tão desumana, mão de obra paga com o pior dos tratamentos, que nunca se poderá comparar a maquinaria, ás alfaias que lavram nossas terras, mas a associação que normalmente é feita eu acho uma estupidez, é comum associar escravatura à monarquia, eu prefiro associa- la a uma época, uma vez que todos admitiam tal acto, se mais sedo aparecesse quem falasse contra, mais sedo nos teríamos livrado deste peso.
Sabemos que a Republica, foi instaurada pelo imperialismo Romano, sabemos nós da Historia do coliseu e dos seus Gladiadores, sabemos nós que Gladiador eram escravos escolhidos entre muitos pela sua estatura pela sua aptidão para o combate, sabemos nós que na altura já havia uma Câmara de Republicanos onde a coisa publica era o debate, onde a preocupação era o bem estar do Cidadão, sabemos nós e quase todos os estados independentes que com a suas leis e justiças, não passam de uma copia aperfeiçoada, adaptada aos dias de hoje do senado Romano, logo a Republica conviveu séculos com esta injustiça, porque se bem me lembro havia Reis cá em Portugal, havia a republica importada por eles, mudam se os tempos e depressa apareceu quem finalmente falasse, por quem não tinha esse direito, por quem lutasse por essa causa.
Pois é amigos, não estou aqui para defender os Reis, mas eu preferia pensar assim, o Rei era um, o orçamento era um, agora se houver 10 Presidentes, os orçamentos são 10, lá se vai os 60% que pagamos de imposto combustível, os 21% de IVA e o outro que nos é retido mesmo antes de receber o salário, ai ai, agora eu pergunto mas afinal depois de tantos descontos, quem se torna escravo das contas da casa, do carro, do colégio dos filhos?
Vivemos nós a Republica, bom não é condenar comparar, deixem o passado há bons e maus exemplos a seguir...
Rui Pedro Arruda

Nenhum comentário: