segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Sociedade.com I

No blog “Hoje Teus Poemas”, escrevi algo como isto:

“a poesia pode ser um sonho escrito em palavras, o horizonte ou mesmo o chão que pisamos agora mesmo, Pessoa, Florbela ou Camões, são referências, ter o “Dom” deles é um horizonte que todos desejamos pisar e algo que ninguém me pode condenar, cada um tem o seu estilo o que os faz diferentes, mas unidos pela sua diferença, a diferença de encantar com a poesia, de arrastar leitores para o amor da leitura, o “Dom” de serem eternamente ouvidos no seu maior testamento, a escrita”.

Falei de escritores Portugueses porque sou Português, mas podia ter falado de um outro escritor com um outro idioma qualquer, falei em Poetas mas podia ter falado da ficção ao jornalismo ou mesmo do teu próprio blog se for esse o caso, dês que a comunicação seja feita e o conteúdo compreendido podes tomar posse desse testamento e enriquecer o conhecimento, exercitar a mente.

Por isso mesmo escrevi no blog “Hoje tu amanhã eu” o seguinte:

“Quando entro num Blog, não leio só o ultimo texto editado pelo bloger, …”,”…esta coisa pública é como uma reprodução de células de cada um e uma reflexão para mim, por isso leio atentamente, mesmo os textos mais antigos e trato-os como se do meu deposito particular de aprendizagem também se trate…”…”lê, mas lê bem, reflecte e vamos tentar criar uma nova formula química entre nós onde o principio activo é a igualdade.”

Então considero-me um espectador atento, um apreciador de tudo que Há por aí de bom e sim um Nacionalista, Nacionalista? Sim, mas não nacionalista como alguns usam a palavra para defenderem a causa das suas frustrações e encontrarem na xenofobia a sua razão de ser… Nacionalista para mim é defender o que no meu país há de bom, é respeitar tudo e todos que no meu país fazem de bem, importar tudo o que nos faça ainda melhor, e como Nacionalista que sou, admiro tudo e todos aqueles que fazem de bom pela sua cultura, não importa a fronteira, não importa a cor, não importa a religião…

Quando falo no nacionalismo tipo nacionalista = xenofobia, falo em parte também da doença de que vos falei no 1º texto “Sociedade.com”, falo do crime da sociedade moderna, e pergunto, não serão esses tais nacionalistas promotores do crime? E agora? Vitimas ou não deste sistema, desta sociedade? Quem nos ajudará a nós a sair deste medo? Tu que tens filhos tas tranquilo? Tu e os teus que podem ser apanhados sem culpa nenhuma, mas afinal esses também são filhos de alguém! Ai que vem aí esse tal síndroma comunitário, será então doença? E ninguém está imune, podemos mesmo sem querer ser apanhados de uma maneira ou de outra. Mas tudo podia ser diferente quando eu comecei este texto disse que as diferenças também nos unem porque afinal a vida também é assim “Hoje tu amanhã eu”, cada um com a sua mas todos muito melhores.

Rui Pedro Arruda

2 comentários:

Paulo Vilmar disse...

Rui!
Este nacionalismo que falas é, dentro do meus pensamento, o exato entender do mundo. Gabriel Garcia Marques sempre disse que em todos os livros que escreveu sempre retratou sua aldeia de infância e, no entanto, nada mais universal que o tema de seus livros. Falando de nossa aldeia, falamos do mundo. Tão bom preservar-mos o que de bom existe em nossos países e com orgulho exibí-los ao mundo. Sempre respeitando o que os outros têm de bom para mostrar-nos, desde uma receita culinária até um por de sol cinematográfico. Parabéns pela lucidez e pelo blog.
Abraços.

Lusófona disse...

Eu gostei muito desse post!
Também gosto de ler "bem" os blogues que visito, pois só assim conhecemos e interagimos melhor.

Eu nunca tive problemas em Portugal, as pessoas tratam-me bem. E da minha parte, tendo adaptar-me o melhor possível para enquadrar-me na sociedade portuguesa.

Entendi perfeitamente o seu nascionalismo, acho que é uma atitude de quem gosta e respeita o seu país sem prejudicar ou ofender quem quer seja.

Beijinhos e feliz fim de semana